domingo, 30 de março de 2008

Como ativar seu ultra-metabolismo

Olá queridas amigas!!!

Bom meu peso subiu.... também depois de uma overdose de chocolate não tinha jeito mesmo... eu sabia o que me esperava, mas a compulsão foi mais forte... e agora juntado todo o choco mais a tpm estou com quase um quilo a mais.

Junto com tudo isso acabei de ler o livro Ultra-Metabolismo, que ensina os segredos do metabolismo e como ativar os genes que nos ajudam a emagrecer e nos deixam em forma.

Esta semana vou começar a semana de desintoxicação, depois vem a fase 1 que dura 3 semanas e por fim a fase 2 que dura o resto da vida.

Eu achei esse livro muito interessante, um dos melhores que eu já li sobre dietas e afins, e olha que já li muitos mesmo! Mas este é o unico que não restringe nenhum grupo, nele vc pode comer carboidratos, gorduras, proteinas e até chocolate...

Vou aos poucos passando pra vcs como funciona a nutrigenômica, que é uma ciencia que revela como os alimentos "conversam" com os nossos genes, enviando mensagem de saude ou de doença, de ganho ou de perda de peso. No livro ensina como usar esse conhecimento para reprogramar o nosso organismo e conquistar o metabolismo ideal ou seja o ultra-metabolismo, que é o grande propulsor do emagrecimento de da saúde duradoura.

Entre outras coisas que irei comentar do livro, tem algumas que eu achei muito interessante como:

* Porque comer menos e exercitar-se mais pode causar ganho de peso
* Porque precisamos ingerir carboidratos para emagrecer
* Porque nosso organismo foi projetado para engordar e como reprograma-lo para queimar gordura
* Como controlar o apetite e sentir-se satisfeito sem contar calorias, gorduras e carboidraos

Enfim é um livro que eu gostei muito e recomendo pra todos, mesmo que não queriam emagrecer, esse livro ensina muita coisa boa para a saúde e para a vida saudavel e o bem estar.

Aprendi que fomos progetados para ganhar peso e mante-lo a qualquer custo, que nossa sobrevivencia depende disso, são as forças geneticas que controlam esse nosso comportamento de sobrevivencia. Nosso organismo foi projetado para produzir dezenas de moleculas que nosfazem comer mais e engordar sempre que temos chances.

Tudo isso pq? Porque ao longo da nossa evolução nossa especie durante milhares de gerações enfretou escassez de comida... e as nossas moeculas e genes que controlam o nosso comportamento alimentar se moldaram neste tempo. O DNA humano foi desenvolvido para acumular gordura na epoca em que precisamos sair para caçar. Afinal nosso organismo e Dna evoluiram num ambiente de escassez de xomida e não ao contrario, que não podemos ignorar isso, pois atualmente temos uma grande oferta de comida... isso com certeza é responsavel pela grande parcela do população obesa e dos problemas de saúde.

O livro nos ensina a nutrigenômica, a ciencia do emagrecimento, essa ciencia nos ensina a maneira como os alimentos e nutrientes interagem com os genes, e ensina cada um a descobrir o que funciona com o seu proprio corpo, afinal não é a mesma coisa que dá certo para todo mundo.

Afinal o que é metabolismo?
E qual a sua relação com o peso?


Eu como as pessoas de um modo geral pensava que o metabolismo era uma "parte" ou uma "coisa" do corpo que controla a velocidade da queima calórica, pois normalmente ouvimos falar, fulano tem o metabolismo lento ou sicrano tem o metabolismo rapido... geralmente qdo ouvimos falar de alguem que esta acima do peso ou abaixo dele.

No fundo isso até é verdade, mas o metabolismo é mais que isso, é o total das reações quimicas do organismo, é como uma dança cudadosamente feita entre as moleculas que ao final determinam saúde ou doença. Ela envolve moléculas, hormônios e neurotransmissores do trato digestivo e das celulas de gordura, que controlam entre outras coisas o peso e a velocidade da queima das calorias.

Toda a mudança no meio ambiente, o nosso comportamento alimentar e a qualidade dos alimentos que consumimos juntamento com o stress e a atividade fisica influenciam o modo de como o nosso metabolismo processa os alimentos, queima calorias e regula o peso.
Com os avanços cientificos podemos entender como o organismo humano funciona e de que maneira a alimentação influencia os genes. Esse conhecimento nos ajuda a ter um metabolismo saudavel.

Em outros posts vou explicar melhor isso e muito mais coisas interessantes que aprendi com o livro.


Amanhã, segunda feira começo a semana de preparação ou desintoxicação.

Nessa semana começo eliminando uns itens para a desintoxicação do organismo e preparando para o inicio da fase 1. São eles:

- cafeina
- Carboidratos processados e refinados (farinha de trigo branca)
- açucar
- Goduras e oleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados
- alimentos processados e embalados
- alcool

Esses itens são nocivos à saúde e considerados "tóxicos" para a dieta. A ingestão de açucar e de carbos refinados, que são alimentos com alta carga glicemica, abastece os hormônios que manTêm o apetite descontrolado. O médico do livro diz que a vontade de come-los passará em alguns dias.

Posso comer todos os alimentos de "verdade" frutas, vegetais, verduras, carboidratos integrais, grãos etc...

Amanhã vou me pesar e começo a nova fase, irei colocando meus cardapios pra vcs terem um idéia.

Bom é isso ai! Agora tenho net e casa!!! Yupi!!

beijos e até breve!


7 comentários:

Luciana Campos disse...

Ei amiga, boa semana!!

Estou passando aqui para pedir apoio e visitinhas para uma nova blogueira é uma prima do meu marido que começou um blog este fim de semana, dá uma forcinha a ela?

O nome dela é Denise e o endereço do blog é esse: http://receitaparavida.blogspot.com/

Obrigada por poder contar com vc.

Beijos

Lu

A Mulher Moderna disse...

Pois é... Eu emagreci em plena páscoa, perdi dois quilos... Passei de 84 pra 82!!!! E foi isso mesmo, o médico mandou eu fazer mais sexo que é a melhor forma que ele conhece de queimar calorias... hhohohohohohoho...
Beijãoooo

Carlinha Fernandes disse...

Ai , fiquei com vontade de comprar esse livro!!!

Giovana disse...

Que otimo esse post!
Me deixou super animada!!!
beijinhos.

James Cerede disse...

Coloquei no google sobre o livro ultra metabolismo e cheguei em seu blog.
Estou lendo o livro e colocando em pratica, somente a cerveja que era consumida 3x por semana, estou consumindo somente aos sabados e também não parei de fumar.O resultado foi 8 quilos em 45dias, de 83kg p/ 75kg, somada a pratica do squash, que é = correr 15 minutos por dia. Abs!

Anônimo disse...

estou tentando emagrecer p/ a minha saude

Anônimo disse...

ANA preciso emagrecer p/ minha saude destaurar