segunda-feira, 7 de abril de 2008

Comer menos + exercitar-se mais = emagrecer??



Bom gente esse é o mito número 1!

Aparentemente os unicos motivos para alguem estar gordo é:

* Comer demais * Ser preguiçoso e não exercitar-se * Comer muito e não exercitar-se o suficiente...

Mas não é bem assim... essas explicações não tem nenhum ebasamento cientifico. A realidade é que ninguem quer ser gordo. E ninguem tem culpa por estar acima do peso. Mesmo que uma pessoa tivesse força suficiente para comer só quando sentisse fome... isso acontece pq nosso organismo foi geneticamente programado para ganhar peso e o manter.

O truque é aprender a ajustar o metabolismo para usar a capacidade natural que o organismo tem de queimar calorias. Isso sim nos ajuda a emagrecer e nos mantem saudaveis.

Muitas pessoas entendem que quando começam uma dieta tem que comer menos... o problema é que a restrição calorica quase sempre causa o efeito ao contrário, o organismo pensa que esta morrendo de fome e ativa os processos quimicos internos para forçar a pessoa a comer mais.

Na classificação da Organização Mundial da Saúde uma dieta de fome é aquela que tem menos de 2.100 cal diarias para homens e menos de 1.800 cal diarias para mulheres. A mulher que entra num regime tenta geralmente ingerir menos de 1.500 cal por dia. Isso significa que ela esta num constante estado de inanição.

Um dos principios mais importantes do emagrecimento é nunca ficar com fome. O que precisamos saber e quanto temos que comer para evitar que nosso organismo entre em estado de inanição.

O motivo que faz com que as dietas quase sempre sejam mal sucedidas é seu carater restritivo, ou seja, o numero de calorias consumidas constuma ser inferior ao da taxa metabolica em repouso (TMR), isto é a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso para manter as funções vitais.

Para a média das pessoas a TMR equivale a 22 vezes seu peso em quilos, no meu caso 55,5 X 22 = 1.221 cal, esse é o gasto do meu corpo minimo diario, sem eu nem sair da cama.

Se comermos menos do que isso nosso organismo perceberá instantaneamente o perigo e ativará o sistema de alarde que o protege da fome e fará com que o nosso metabolismo fique mais lento.

Resumindo....

  • Para emagrecer não basta comer menos e exercitar-se mais.
  • Ninguem tem culpa por estar lutando contra o excesso de peso: o comportamento alimentar da nossa especie é controlado pelo cérebro reptiliano, um antigo mecanismo de sobrevivencia destinado a evitar a morte por inanição.
  • Coma mais do que o indicado pela TMR, de outro modo o organismo pensará que você está morrendo de fome. Caso sua alimentação não supra as nescessidades do seu corpo é provavel que você recupere o peso ao inves de perde-lo.
  • Não faça "dieta" - se você ingerir uma quantidade muito pequena de calorias, acabará engordando mais a longo prazo.

Bom meninas, espero que seja util de alguma forma para vocês.

Meu primeiro dia da semana 1 está indo tudo nos conformes rs Estou me alimentando bem, evitando os alimentos proibidos e estou me sentindo bem! O que é o mais importante!

Beijokas... e lá vou eu pois hoje tenho uma aula de yoga me esperando rsrsrs

17 comentários:

Andreia disse...

VAN,
MTO OBGDA POR ESSAS EXPLICAÇÕES.
VC FOI A LUZ DO MEU DIA, POIS EU ANDO TAO DESESPERADA PRA EMAGRECER QUE DURMO CO FOME SEMPRE. PQE SE EU FOR COMERT ODA EVSZ QUE SENTIR FOME, FUDEU! VOU VIRAR UM BUJAO.
SOCORRO.
MAS ENTENDI COM O SEU POST.
MTO OBGDA MESMO.
AGORA O QUE VC COME JÁ QYUE TUDO QUE NAO SE PODE COMER NESSA SUA DIETA EU NUM CONSIGO FICAR SEM?
BUUUAAAAAAAAAAAAAAA..........
DEVO TÁ FAZENDO TUDO ERRADO.,
BEBO CAFE, ADOÇANTE PRA BURRO. REFRI LIGHT PAO LIGHT,AI,AI,
BEIJAO E ADOREI SEU POST

Binha disse...

Miga, sabe que o mais dificil pra mim é essa história de comer de 3 em 3 horas..

Durante muitos anos minha primeira refeição foi o lanche da escola , às 8:40 , uma maravilha : refrigenrante e salgado kkk.

Agora eu coloco o despertador pra tocar e como alguma coisa, às vezes entre um paciente e outro, nem que seja tomar um iogurte.

Beijos, Binha.

Paula disse...

AIMENINA,
CE TEM TD RAZAO...ESTE POST SEU FOI OTIMO!!!
JA FIZ O COMER+EXERCICIO E NAO EMAGRECI...
O CORPO DA GENTE ENTRA NO MODO "PERIGO" QUANDO A GENTE FICA SEM COMER...JA ACHA QUE VAI PASSAR FOME E ARMAZENA ATÉ VENTO...KKKK
UMA PENA...PQ A GENTE FICA NESSE VAI E VEM...CORRENDO ATRAS DO CORPO PERFEITO, E CONFESSO, DA FORMA ERRADA...
ENGANAR O CORPO?
AI, O MEU ANDA ESPERTINHO QUE SÓ...KKKK
ESSA DE COMER A CADA 3HS NAO TEM PEGADO NAO...HAHAHAH
APESAR DE QUE NAO COMO MUITO, COMO É MUITA PORCARIA...DOCE, HUJMMMMMMMMM...NEM FALA...
ESTACIONEI NUM PESO E NAO SAIO DELE....SNIF!!!!!!!!

ADORO TEUS POSTS...

BJAO CUTTY

Paloma Santos disse...

Oioiioi!!! Vc esta sumida!!! Como vc esta? Seu post ficou muito show!!! è uma aula!!!

Bjs

Luciana Campos disse...

Van,
No meu cado dá 1400Kcal e eu tenho comido 1430Kcal....o que há de errado então?
Me dá um help?
A minha balança travou essa semana essa malcriada de uma figa....kkkk
Espero sua resposta hein.
Beijos
Lu

Carlinha Fernandes disse...

Oi linda, nossa amei o post, posso consumir 1364 calorias por dia, ou seuja 682 notas, rsrss, que é a dieta que eu faço, bjos..

Anônimo disse...

Muito boa essa matéria.

кιкα disse...

Oi querida! Voltei... lol
Informação 5*!!!
Temos que saber como fazer, não basta só fazer!!!
Beijo light

Pati disse...

Caramba!!!! 55,5 vc é campeã!!!!!
Parabéns!!!!
Amei as dicas... vc não imagina a bolinha que estou...rs qdo essa fase mágica passar vai ser uma batalha!!!!rs
bjos

Unknown disse...

Oi querida!

A Carlinha me indicou teu post de hoje, por uma decisão de cortar calorias geral que tomei ontem. Foi muito bom, e me fez procurar mais coisas ainda!

valeu hein!


Bjão!


FUIZ...

Valentina disse...

ai amiga, tem que pensar em tudo né, no que come, as horas em que tem que comer, a qualidade, o liquido, os exercicios, é uma ciencia, e a gente vai ficando craque, aprendi tanto depois que comecei a escrever no meu bloguinho.
Por isso e por muito mais que vim aqui agradecer vc pelo carinho de sempre, adoro ler os seus posts e os seus recadinhos, sempre fofos e vim tb pedir desculpas pela ausencia, ando tão sem tempo que o meu sonho é ficar umas 10 horas largada na frente do computador, lendo escrevendo...
beijos e fiquei feliz que vc está animada!!!

Cris disse...

Van,
Adorei ler o texto, realmente uma luz no fim do túnel. Contrário a muitas coisa que a gente pratica e fica nesse engorda e emagrece sem fim. Vc sabe que vc é minha ídola com essa altura e esse peso, é tudo que eu queria, ahahahahaha.
Vai lá me ver, tem fotos da viagem, fotos do corpicho pre tratamentos de choque que comecei a fazer...
Beijos Cris.

Crista disse...

Entrei, li e fiquei fã.
Muito interessante Van, parabéns pelo post.
beijos e bom fim de semana
Crista

Paula disse...

to com saudade
td bem com vc?
beijos

Andanhos disse...

Oi, Van.
Que legal o seu blog!
É importantíssimo divulgar essas informações para que quem quiser emagrecer o faça com saúde e se sinta bem. Boa sorte!
Beijos,
Liège

Binha disse...

Vân, kd vc? Sumiu? rs

Miga, tõ passando pra desejar uma semana maravilhosa.. te adorooo.

Beijos, Binha.

Unknown disse...

Oi, Van, vim conhecer o seu cantinho! Curti muito, parabéns!
bjks,
Flavia Lacombe