segunda-feira, 21 de abril de 2008

Todas as calorias são iguais?



O mito das calorias...

O conceito de que 1 caloria é 1 caloria está implicito na maior parte da estategias de emagrecimento convencionais. Segundo esse principio, a obesidade resulta de um desequilibrio entre o consumo e o gasto de energia. A cura proposta é comer menos e exercitar-se mais. Porém, as dietas de restrição calorica e pobres em gordura tem pouca eficácia a longo prazo. São como um tratamento que aborda os sintomas, mas não os impulsos psicológicos que levam a pessoa a comer demais. Do ponto de vista hormonal, nem todas calorias são iguais.

E porque nem todas calorias são iguais??

Em um outro post expliquei porque a restrição calorica não funciona e porque isso é o motivo do fracasso da maioria das dietas. Afinal para perder alguns quilos não basta comer menos, pois quando ingerimos uma quantidade pequena de comida, ativamos uma cadeia de eventos moleculares que provoca o aumento de peso.

No entanto nossa cultura tenta nos convencer de que se consumirmos menos calorias consiguiremos emagrecer, mas isso não é tudo. O que faz a diferença em termos de peso e saúde não é a quantidade e sim o tipo de caloria que comemos.

O que caloria?

A caloria é uma simples unidade de energia. Obtemos calorias dos alimentos que ingerimos. Quando comemos algo, os processos quimicos que compõem o metabolismo quebram o alimento e os tranformam em energia. A queima dessa energia criada pelo mecanismo metabólico possibilita a realização de todas as nossas atividades, desde respirar até fazer exercicios fisicos.

É igual se colocossemos combustivel num carro, sem as calorias nosso corpo não funciona. Acontece que precisamos de um tanto de calorias apenas para manter nossas funções básicas e vitais (respirar, coração bater...) e tb de uma quantidade adicional para fazer as coisas, andar, tomar banho, malhar...

Diferenças entre calorias!

As calorias quando queimadas num laboratorio são semelhantes e liberam uma quantidade igual de energia, na teoria não existe diferença entre mil calorias de feijão ou mil calorias de sorvete, um detalhe antes de serem metabolizadas!

As calorias que consumimos são absorvidas em ritmos diferentes e cada tipo contem quantidades diferentes de fibras, carboidratos, gorduras, proteinas e nutrientes e tudo isso se traduz em sinais metabolicos complexos e distintos que controlam o peso.

Um exemplo pratico, o açucar presente no refrigerante entra muito rápido na corrente sanguinea, já a mesma quantidade de açucar que tem no feijão entra na corrente sanguinea lentamente. Quando vc toma um copo de refri, todo o açucar dessa bebida entra na sua corrente sanguinea rapidamente de uma só vez, fazendo com que as calorias que seu organismo não esta usando sejam armazedas em forma de gordura. Por outro lado, quando vc come o feijão, a absorção do açucar ocorre devagar, dando ao organismo uma chance maior de utilizar as suas calorias, o que significa que a maior parte delas será queimada e a menor parte armazenada, além do que pela grande quantidade de fibras do feijão tem todas as calorias seão absorvidas.

É uma regra bem simples, os alimentos que entram rapidamente na corrente sanguinea provocam aumento de peso, enquanto os que entram devagar proporcionam o emagrecimento.

As pesquisas mais avançadas já revelam que nem todas as calorias são iguais! Esses estudos mostraram que dietas ricas em carboidratos processados que entram depressa na corrente sanguinea, elevam os niveis de açucar no sangue e a insulina, causa aumento de peso além de elevar os niveis de colesterol ruim e trigliceris que provoca aumento de gordura no figado.

A conclusão é que o tipo de calorias que consumimos tem um grande impacto no aumento de peso porque tipos diferentes de alimentos são metabolizados de maneiras diferentes.

Os alimentos conversam com os nossos genes!

Nossos genes dirigem o fluxo diário de intruções que regula cada aspecto da nossa bioquímica e pscologia. Controlam a produção de hormonio, as substancias quimicas mensageiras do cerebro, a pessão, o colesterol, nosso humor e até o processo de envelhecimento. Além disso exercem influencia no risco de apresentarmos doenças. Essencialmente, monitoram cada funçãodo organismos a todo momento. E desempenham um papel muito importante no controle do metabolismo e do peso.

A nutrigenomica também revolucionou nossa compreensão dos alimentos e das calorias. Descobrimos que a comida é mais do que simples energia ou calorias.

Os alimentos contem informações ocultas. Esses dados são enviados aos nossos genes que dão intruções especificas ao nosso metabolismo sobre o que ele deve fazer. Parece complicado, mas é bem simples!

Algumas das orientações transmitidas são emagrecer ou engordar, acelerar o ritmo do processo de envelhecimento ou torna-lo mais lento, aumentar ou diminuir o colesterol...

Os tipos de alimentos que consumimos passam informações diferentes aos genes, ajudando tomar decisões sobre o que dirão ao nosso organismo para fazer em cada área.

Aquilo que comemos define diretamente as informações genéticas que o organismo recebe. Essas mensagens, controlam todas as moleculas que constituem o metabolismo, aquelas que intruem o organismo a queimar ou armazenar calorias.

Se você conseguir aprender a linguagem dos seus genes e controlar as informações e as intruções que eles transmitem ao seu organismo e ao seu metabolismo, será capaz de mudar radicalmente a maneira como os alimentos interagem com o seu corpo e assim emagrecerá e melhorará a sua saúde! Isso é o ultrametabolismo!

Viva em harmonia com seus genes!

A alimentação precisa estar afinada com os genes. Cada um de nós tem um dna diferente, viver em sintonia com os genes corresponde em algo especifico para cada um ne nós.

Pode ser que vc precise de mais gordura que eu ou mais carboidratos ou proteinas... não existe uma dieta que seja perfeita para todos.

Agora tem um principio que ajuda todos nós, é o de consumirmos alimentos integrais, não processados.

O alimento integral, não processado, é aquele que se encontra o mais proximo possivel do seu estado natural. Praticamente nada do que é produzido e embalado pode ser considerado um alimento integral.

Os alimentos integrais evoluiram junto com a humanidade e nosso organismo se adaptou a eles e eles se adaptaram ao nosso organismo. As calorias que eles fornecem quando ingerimos conversam com os nossos genes no mesmo idioma, nosso dna entende examente a mensagem que deve passar para o nosso metabolismo.

É isso ai! Vamos ingerir os alimentos corretos! Tem mais informações sobre eles em outros posts!

Uma ótima semana light!!

29 comentários:

Pati disse...

Adoro vir aqui... esse blog é cheio de cultura!!!! rs Como estava de mudança fiquei sem tempo pra visitar as amigas... mas cá tô eu!!!!!!
Bjos

Carlinha Fernandes disse...

Nossa mas que é um post melhor que o outro heim...adorei!! E o chá branco, achou?
Bjos....

Paula disse...

Este post foi bom hein?
Tenho priorizado alimentos integrais, arroz, farinha integral...fibras, q tem contribuido para o melhor funcioanmento do intestino...q ta comprometido...
Meus genes são gordos...kkkkk

amei as informações...

beijos

Andanhos disse...

Terei que fazer outros óculos só para o astigmatismo, mas como tenho pouco só o usarei para ler, usar o computador e ver tv. Mas vejo bem sem os óculos...
Que legal! Você conheceu seu marido no dia 31 de dezembro e eu conheci o meu no dia 1º de janeiro, mas de anos diferentes.
Parabéns por estar pertinho de sua meta e emagrecendo com saúde!
Beijos.

Crista disse...

Oi Van,
Foi sem dúvida um dos melhores posts que li sobre o assunto. Parabéns óptima matéria.
.......
Eu sou Escorpiona de 14 Novembro e tu???
Ascendente Leão
Dragão no chinês

кιкα disse...

Olá Van!
Pois é, tem muitoooo que se lhe diga... e eu já não consigo ouvir falar em calorias eheheheheheheh nossa!!!!!
Até breve
Beijo light
CC

Andreia disse...

OI VAN QUERIDA.
MTO OBGDA PELA VISITA VIU?
ADOREI ESSA REPORTAGEM. APESAR DE JÁ SABER DA DIFERENÇA ENTRE AS CALORIAS, É SEMPRE BOM REFORÇAR, NÉ?
POR ISSO SÓ QUEM TEM ESSE CONHECIMENTO PODE FAZER A DIETA DOS PONTOS, NÉ?
BEIJAO E ATÉ MAIS
POSTEI

Helena disse...

aos poucos venho trocando para alimentos integrais, e agora lendo teu post me incentivou mais ainda. Beijão para você

Unknown disse...

Oi querida!

Seus posts são muito bons hein? Informação pura.

Bom, amanhã devo inaugurar o blog novo,aí passo o endereço, certo?


Bjão!


FUIZ...

Cris disse...

Amiga,
Vc tá cada dia mais disciplinada e abolindo de vez essas coisas que não prestam, estragam nossa saúde e maltratam nossos animais!!!
É isso aí, venho sempre aqui obter informações úteis para minha melhora tb!
Beijos Cris.

Pati disse...

xô poeeira!!!!!!
Van, que tal tirar a poeira que está se formando?
bjinhos com saudades!

Binha disse...

Amiga, adorei o texto.. mt bom. Parabéns.

Beijos, Binha.

Giovana disse...

Oi, Van, já estava com saudades!!
Sempre passo por aqui para ler seus artigos e tentar seguir..hehe..
beijinhos e obrigada pelo carinho:)

кιкα disse...

Oi Van!
Onde andas?!?! Dá noticias querida!

Beijo light
CC

Crista disse...

Oi Van,
Vim deixar uma beijoca e desejar um óptimo fim de semana.

Cristiane disse...

Oi van meu nome é Cristiane,sou casada a 4 anos tenho 18 anos e também tenho um blog de emagrecimento, te achei no blog da cris e estou aqui te convidando a passar pelo meu blog e dar sua opinão, espero sua visita pois ela é muito importante pra mim pois sem as amigas blogueiras não consiguimos nosos objetivos.

A Mulher Moderna disse...

Cadê tú, tatu???
Saudades!!!!
Espero que esteja passeando!!!
Beijoca!

Anônimo disse...

Te indiquei numa brincadeira lá no meu blog. Beijos.

Anônimo disse...

Está sumida daqui hein...

disse...

Eeei!
voltei.. mesmo que em ritmo mais lento, mas voltei de verdade! rsss
como vc está?.. nossa.. quanta informação!
Adorei seu novo blog!
beijos

Crista disse...

Oi Van, cadê você?
Espero k estejas bem.
beijocas e bom fim de semana.

Renata Rainho disse...

oi dei uma bela sumida daqui mas percebi que vc também. vou passar lá no baate papo e postar uns assuntos que queria comentar bj

Pati disse...

cof, cof, cof... quanto pó!!!!!rs
Estamos com saudades!
bjos

Luciana Campos disse...

Ei Vanzinha.....passei aqui pra te dizer que eu te amo...to com saudades.....
Beijocas e boa quinta
Lu e Amadeu

Anônimo disse...

nunca tinha vindo aqui nesse blog..
gostei desa reportagem.. e agora q estou em processo de emagrecimento, vou levar essas informações comigo, para um emagrecimento saudável;;
obrigado
=D

evden eve nakliyat disse...

thanks for blog

Anônimo disse...

perfeito, sempre me perguntei e percebi que existia uma diferença entre a caloria de um carboidrato cujo papel principal dentre outros eh de nos fornecer energia da caloria de uma proteína que dentre outras serve para a reconstrução muscular. nunca acreditei que necessitando de 1700calorias/dia poderia passar o dia tomando sorvete até chegar as 1700. magica nao existe, mas que seria bom se pudesse trocar a granola (fibra) e a caloria das carnes (proteina) pelas calorias das massas(carbo) ou doces (açucar) seria bom confesso que seria menos doloroso esse processo de reeducação alimentar. agradeço pelo post, MUITO BOM!!!!! meus parabéns mesm!

Pedro Henrique.

şehirler arası nakliyat istanbul disse...

evden eve taşımacılık

Şehirlerarası Evden Eve Nakliyat disse...

Evden eve taşımacılık ve şehirlerarası nakliyat istanbul